

O Instituto Dantas Monteiro, foi fundado em 10 de Fevereiro de 1983, na praça Dix-Sept Rosado, nº 49, nesta cidade, com o nome de Instituto “Meu Garoto”, como sociedade em quota de responsabilidade Ltda., com apenas uma turma de Maternal e fins exclusivos de ministrar o Ensino de Pré-Escolar (atual Educação Infantil) e Ensino de 1º Grau (atual Ensino Fundamental); obedecendo as normas e diretrizes do Conselho Estadual de Educação. Estavam presentes à reunião de criação da Escola a Sra. Edina Costa Ribeiro e a Sra. Rita Maria Gurgel do Amaral Duarte que eram as sócias fundadoras; participaram ainda da reunião de criação a Sra. Maria Santa Pereira Martins, o Sr. Carlos Augusto da Fonseca Ribeiro e o Sr. Amaro Duarte Neto.
O Instituto “Meu Garoto”, passou a presidência da professora Gleide Dantas Monteiro a partir do mês de Janeiro de 1987, onde permanece até hoje como proprietária e diretora, foi também a professora Gleide quem construiu a nova sede, localizada à rua Marechal Deodoro, nº 104 (onde funciona atualmente) e também ampliou a oferta de ensino ministrado na Escola. A mudança de nome, foi uma exigência do Conselho Estadual de Educação para que a Escola pudesse receber a autorização para funcionar com o Ensino Médio (1997). O nome atual Instituto Dantas Monteiro foi escolhido por um concurso dentro da própria Escola, envolvendo alunos, funcionários e representação de pais. Com a mudança do nome foi necessário também mudar sua logomarca, que passou a ser assim:

A Portaria nº 187/97 da Secretaria Estadual de Educação, publicada no Diário Oficial do Estado em 21 de Maio de 1997 é que dá respaldo legal e autoriza o IDM a funcionar, oferecendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
As grandes companhias internacionais e nacionais têm sua história de sucesso ligada intrinsecamente à uma marca que a tem acompanhado tornando-se a sua face. Assim, no ano de 2003, aniversário de 20 anos, a direção do IDM resolveu mudar. Na criação de sua nova logomarca, a busca foi pelo uso de um símbolo que traduzisse regionalismo com padrões de modernidade, para ressaltar o sentimento de cidadania, exaltando-º Assim aconteceu com o uso do catavento, que traduz essa realidade regional com um certo toque de modernidade em suas linhas. A colocação de uma esfera em laranja no centro do catavento funciona como peso de modernidade, progresso que deve ser de atitudes, no entendimento do público. Na figura do catavento vê-se , de forma sutil, um “D” de Dantas em cor azul escuro, que transmite segurança, estabilidade, seriedade. A tipologia, ou os tipos de letras utilizadas na criação da logomarca, querem induzir a uma sensação de seriedade, modernidade e, o mais importante, a estabilidade da instituição, que deve ser a qualidade que é mais buscada pelos pais. Dessa forma, a nova imagem do IDM ficou assim expressa:

Atualmente o Instituto Dantas Monteiro, tem uma estrutura física na sua sede: com dois andares, 15 salas de aula, uma cozinha, seis banheiros, uma biblioteca, uma sala de vídeo, salão de jogos e recreação e um parque infantil. Possui também um anexo denominado Centro de Lazer e Recreação Geraldo Monteiro, localizado a rua Mestre Silvério Barreto, com um andar, onde são ministradas aulas extra-curriculares de: Dança, Natação, Hidroginástica e onde funcionará com uma academia de ginástica. Pertence ainda a Escola uma pequena quadra situada a Avenida Deputado Manoel Avelino, onde são realizados os trabalhos de dramaturgia (peças teatrais, danças, aulas de recreação, etc.). O Instituto Dantas Monteiro hoje (2013), possui aproximadamente 800 alunos matriculados desde o Maternal (Educação Infantil) até a 3ª Série do Ensino Médio. Temos ainda as atividades extra-curriculares de: natação, dança, hidroginástica, que atendem não só aos alunos da Escola como também a comunidade em geral.
Missão
Oferecer uma educação de qualidade que possibilite o desenvolvimento humano integral, voltada para formação de cidadãos capazes de aplicar os conhecimentos nas diversas áreas visando o bem-estar do homem, no plano pessoal e coletivo.
Visão
Tornar-se uma instituição reconhecida por sua competência educacional, com recursos tecnológicos adequados, ambiente de aprendizagem inovadores, com profissionais comprometidos com o processo educativo que garanta uma crescente expansão local.