top of page


Ginásio Gleide Dantas Monteiro está localizado na rua Maria Lúcia de Góis, IPE.
Ginásio Gleide Dantas Monteiro está localizado na rua Maria Lúcia de Góis, IPE.

O Ginásio Gleide Dantas Monteiro, em Areia Branca-RN, será palco nesta sexta-feira, 16 de maio, de um dos eventos educacionais mais aguardados do ano: a 2ª Mostra Literária do Instituto Dantas Monteiro (IDM). Com o tema “Literatura como Arte e Resistência”, a mostra celebra a produção literária e artística de alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da instituição.

A programação começa a partir das 15h com uma exposição de estandes literários, onde os visitantes poderão conhecer de perto os projetos desenvolvidos pelas turmas com base em obras clássicas e contemporâneas da literatura brasileira e internacional. Às 17h, o evento ganha ainda mais vida com apresentações culturais que incluem dramatizações, coreografias e encenações teatrais.

Durante todo o projeto, os estudantes mergulharam em obras como Dom Casmurro, Vidas Secas, Orgulho e Preconceito, A Revolução dos Bichos, entre outras. Cada turma trouxe à tona reflexões profundas sobre temas como desigualdade social, liberdade, identidade, meio ambiente e o poder transformador da leitura.

A mostra tem entrada gratuita e é aberta ao público, convidando toda a comunidade areia-branquense a prestigiar o talento, a sensibilidade e o pensamento crítico dos jovens alunos do IDM. Sob coordenação dos professores e com forte apoio da equipe pedagógica e administrativa, o evento promete emocionar, provocar e inspirar.

Para quem valoriza a educação, a arte e a cultura, a 2ª Mostra Literária do Instituto Dantas Monteiro é um compromisso imperdível.


ree

 
 
 
  • 8 de nov. de 2023
  • 1 min de leitura

No ano de 2023, nos seus 40 anos, o Instituto Dantas Monteiro resolveu recriar sua bandeira e procurou a aluna Ana Clara Macedo do 9º ano, que já desenvolve diversos trabalhos artísticos dentro da escola para desenvolver juntos mais esse desafio. E a ideia que foi recriada em uma manhã nas dependências da escola, ela usou as quatro cores já existentes, azul royal, amarelo, laranja, branco e acrescentou azul claro para harmonizar os raios solares para que a escola seja constituída com muita harmonia, tranquilidade e que as coisas sejam resolvidas e também é a cor do nosso céu.


Portanto, essa bandeira juntamente com o brasão mostra um futuro de pessoas dignas com valores e respeito.


ree

Esboço feito pela aluna Ana Clara

ree

Modelo digital

 
 
 


ree
A cultura nordestina foi enaltecida no projeto cultural de 2019

A última edição do projeto cultural do Instituto Dantas Monteiro foi repleta de emoções. A novidade deste ano é que além da participação dos nossos alunos no desfile comemorativo de Emancipação Política da cidade de Areia Branca-RN, e dos dois dias de apresentações culturais no ginásio Rosário Cabral, a escola realizou o lançamento de mais de cem novos livros, escritos e ilustrados por alunos do Ensino Fundamental I.

O primeiro momento ocorreu com a participação de todos os alunos e turmas no desfile de emancipação política em 22 de outubro. Naquela oportunidade apresentamos para a sociedade uma parte do trabalho desenvolvido por nossa instituição, bem como os figurinos do projeto cultural.

ree
Alice no Nordeste das Maravilhas interagiu com a cultura local

O projeto cultural deste ano integrou a literatura internacional com a cultura tradicional e popular nordestina. Alice se aventurou pelo Nordeste das Maravilhas, conheceu personagens e tradições da cultura local em um show mágico repleto de alegria estrelado pela turma da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, dirigidos pela professora Marina Dantas que encantou o público presente nas duas sessões realizadas no ginásio Rosário Cabral.

Os aspectos culturais e tradicionais do Nordeste brasileiro foram retratados também no espetáculo estrelado por alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Dirigido pela coreógrafa Roberta Schumara, o show conduziu o público pelas principais riquezas do povo nordestino como o seu modo peculiar de se expressar, seja no modo de falar, nas suas danças e também em suas crenças e costumes. Entre as muitas novidades, além de fomentar o senso de pertencimento regional no elenco e no público, o espetáculo inseriu em uma de suas cenas a bandeira e o hino do município de Areia Branca, sequenciado por danças que enfatizam as riquezas da cidade.

ree
Livros lançados na noite mágica do IDM

Mas nossas ações não se encerraram após os espetáculos. Realizamos no dia 25 a primeira Noite de Autógrafos no qual 103 alunos tiveram a oportunidade de escrever, ilustrar e lançar seus livros. A ação foi realizada através do Projeto Estante Mágica que transforma crianças em autoras de livros, sob a orientação das nossas professoras.

Para celebrar o lançamento de livros trouxemos o também escritor e cordelista potiguar Antonio Francisco, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel que declamou poemas e interagiu com nossas crianças autoras, seus familiares e convidados presentes na noite mágica.

O projeto Estante Mágica foi a cereja do bolo de uma ação continuada desenvolvida ao longo deste ano que incentiva ainda mais a leitura como fator transformador, dentro e fora da sala de aula, integrando a escola e a família.

Veja mais fotos em nosso albúm no facebook.



 
 
 
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
sistema-de-ensino-positivo-colegio-gerac

©️2023 - Instituto Dantas Monteiro

bottom of page